Interferência III

Três anos deste blog. Sinto-me bem com a data. Não é caso para comemoração, mas concordo com o Crápula Mor: não é bom deixar passar em branco. Questionava muito a razão de continuar escrevendo e ainda tenho minhas dúvidas. Mas já não pergunto tanto. Na verdade, pergunto bem menos, talvez por encarar muitas respostas. Registro de momentos e ideias. Opiniões sobre eventos. Passatempo. Terapia. Exercício estilístico. Necessidade de exteriorizar certos conhecimentos. Influência de bons textos lidos. Até representação de uma vaidade oculta, mesmo sendo improvável . Todos estes elementos combinados. Mais de uns, menos de outros, todos apontando para uma resposta óbvia: a satisfação em escrever. Claro que o assunto precisa ser minimamente agradável. Sem obrigações legais nem objetivos de lucro ou fama, a única razão de estar aqui é o gosto pela coisa, de ver os comentários de leitores habituais (que merecem toda a minha gratidão) e saber que deve haver gente que acompanha sem se manifestar (a quem também agradeço). E tudo começou como brincadeira.

Mas, como disse antes, ainda questiono algumas coisas. Afinal, são três anos postando com frequência e disciplina que, se fossem aplicadas em outras áreas da minha vida, provavelmente me deixariam mais tranquilo em relação ao futuro. Deve ser terapia mesmo. Ou (falta de) senso do ridículo. De qualquer forma, procuro saber um pouco mais sobre a blogosfera na tentativa de elucidar algumas indagações. Achei textos interessantes, mesmo que não se encaixem no tipo de relação que tenho ao escrever. Um exemplo é este aqui, falando da construção de celebridades na blogosfera. Interessante a parte em que os blogueiros entrevistados dizem não se interessar exatamente pela fama virtual, mas em ser uma referência sobre o tema proposto. Excelente justificativa. Mas, para isso, é preciso antes definir o tema do blog. Criar uma identidade. Ter um estilo, tanto visual como literário. Não é meu caso. Mas reconheço ser muito bom acompanhar blogs com tais características. Outro artigo curioso é este, abordando blog confessionais. Embora algumas vezes tenha decidido falar sobre eventos corriqueiros (como foi aqui e aqui), no geral não me interessa escrever sobre o cotidiano. Se um dia vivenciar uma experiência fascinante ou ter condições de criar uma fantasia suficientemente instigante ou até mesmo desenvolver um estilo mais leve e bem-humorado ao escrever, talvez mude de ideia. Quanto ao aspecto confessional dos textos, não há como fugir. Apenas mudar o grau de sutileza, com uma exposição de caráter mais jornalístico ou descaradamente íntima.

Por que escrever sem ter a obrigação de escrever? Não sei e me incomoda cada vez menos não saber. Talvez a razão seja justamente por não ser um dever. Já ouvi muitas vezes gente reclamando de atividades prazerosas que perderam a graça por se tornarem obrigatórias (ou seja, passaram a render lucros, mas não é uma alfinetada contra o capitalismo). Deve ser mais complicado quando o rendimento vem das neuras do autor, porque ele precisa estar constantemente aflito ou então disfarçar um texto calmo naquele vômito de ansiedades que atrai tantos leitores. Talento mesmo. Mas, sem talento ou dinheiro à vista, resta o gosto em escrever. E, ao longo desses três anos, acho que isso é o que realmente importa. Falando desta forma, parece uma resposta fácil, tão fácil que chega a ser risível. Pode ser. Mas demoro a acreditar em respostas fáceis, principalmente quando partem de mim mesmo. Por isso, não é surpresa eu levar tanto tempo para constatar que escrever aqui, seja por catarse ou hobby, me faz algum bem. E melhor: ficou mais fácil.  Só espero não me acomodar, mesmo sem ainda entender direito quais são meus parâmetros. Nunca é fácil, mesmo quando não é tão complicado.

4 comentários:

Ariana Luz disse...

fizeste uma auto-explicação pq ainda escrever..hehe..é até engraçado, todo dia qnd olho meu blog penso"será que isso tá servindo?" pq a partir do momento que a gente compartilha algo:notícia, por ex..faz-se necessário ver se isso interessa a quem lê..visshe isso dá um bom papo, ainda..

pois bem, parabéns pelo Interferência ;)

Flores.

L disse...

Motivos e mais motivos. É inerente a nossa natureza questionar e pensar, tentando encaixar tudo de uma forma lógica e racional.

Entrentanto, há certos fatos que estão além da nossa capacidade de explicação, e comos não temos esse acreditar crédulo e inquestionável da fé, só nos resta duvidar.

Mas há uma escolha: se importar menos. Do que irá me adiantar saber a origem do universo e as razões mais profundas da natureza humana? Certamente farei um bem pra humanidade, mas e quanto a mim mesmo? Entre ter dúvidas e ter pessoas queridas por perto, que certamente tornarão a vida mais agradavél e divertida, resta a escolha de cada um, em tentar pensar menos e aproveitar mais.

Repórter de Sandálias disse...

Parabéns pelos três anos de um ótimo trabalho. Os leitores agradecem a perseverança... rsrsrs.

Bjos e feliz aniversário!

CrápulaMor disse...

3 anos?! Nossa, irmão mais velho! hehe Acho que a gente escreve pra exorcizar nossos demônios, e um pouco por vaidade mesmo. Mas, no caso do meu blog, escrever tem trabalhado mais contra do que a favor da minha auto-estima. haha Quase ninguém lê aquilo. =[ De qualquer forma, parabéns! Não é bom mesmo deixar passar em branco! Espero que a gente comemore muitos anos mais deste blog! Abraços

Seguidores