Apesar da ilusão

Há algum tempo já lia textos sobre os desafios enfrentados pelos blogs diante de ferramentas como o twitter e outras novidades (nem sempre tão novas assim), mas este texto do Alexandre Inagaki foi o mais elucidativo sobre a questão. De fato, o twitter é mais dinâmico e interativo. E o tumblr, com seu minimalismo, realmente atrai por oferecer características semelhantes às do twitter, mas sem o limite de 140 caracteres, além de disponibilizar suporte para diversos tipos de mídia. Como diz Inagaki, são espaços mais indicados que o blogger ou wordpress para blogueiros casuais, sem tempo ou disciplina para atualizar posts. Talvez mais que indicados: são feitos para a trivialidade virtual.

Claro que é besteira dizer que os blogs se limitaram apenas a espaços de discussão pública sobre temas importantes. Afinal, independente da qualidade dos textos, é raro ninguém nunca ter lido nada no estilo "meu querido diário" ou tratando de assuntos variados, como cultivo de orquídeas ou remake de filmes de terror asiáticos. Mas não há como negar que a interatividade é essencial para o reconhecimento nesta esfera (se ser reconhecido for um objetivo) e que escrever regularmente não é tarefa das mais simples. E o formato das novas ferramentas segue tais parâmetros.

O irônico da minha parte é que volta e meia questiono a continuidade deste blog (uma suposta utilidade nunca me iludiu), mas prefiro insistir aqui do que investir nestas plataformas recentes. Nem sei definir os motivos para isso, o que vai além do irônico e atinge o ridículo. Não tenho interesse em revelar aspectos mundanos da minha vida, como a maioria dos usuários do twitter faz. Também não me dou muito bem com posts longos e elaborados sobre determinada pauta. Não do jeito que eu gostaria. Até lá, ainda procuro o meio-termo, como os bons chatos sempre fazem. Mas, entre escrever o cotidiano de poucas letras ou ensaiar alguma relevância de diversos parágrafos, prefiro a segunda linha: apesar de tudo, alimento a ligeira ilusão de ainda ter o que dizer.

2 comentários:

Ariana Luz disse...

não tem como evitar
twitter, blogges e etc..fazem parte de um diário pessoal que teme em ser pessoal e ponto.não achas?
expressar opiniões por si só já é abrir-se a algo e deixar verem.

Flores.

Repórter de Sandálias disse...

Sim, um canal para o que se tem a direr, é essa a ideia de utilidade que tenho pro meu blog tb: dar vazão pra um monte de besteiras que eu não poderia obrigar ninguém a ouvir... Leia quem quiser. Enquanto isso, vamos procurando o meio termo, como os bons chatos sempre fazem, rsrs! Bjs

Seguidores