Digital, social e um olhar superficial

Ano passado foi o fim da primeira década 100% digital, de acordo com este artigo. E, mais uma vez, as mídias sociais estão na linha de frente. Segundo a conclusão um relatório, os blogs, e especialmente o blogger, estão sendo ultrapassados pelo microbloggings e redes sociais. Nada de novo no front. Enquanto o twitter possui a hegemonia na área dos microblogs (embora a ferramenta represente mais do que essa definição), o facebook é a maior rede social do mundo, sendo mais acessado do que o o google ano passado nos Estados Unidos e tendo o suposto objetivo de ser a primeira empresa a valer 1 trilhão de dólares. O google reage, mas a rede social ainda tem um ritmo de crescimento maior. No Brasil, ainda é superado pelo orkut (cujo domínio é do google), mas continua avançando.

Já o twitter se mostrou um canal de informação indispensável para qualquer empresa com domínio na internet, crescendo continuamente no país. Se o twitter tem seu lado fútil de usuários que divulgam qualquer atividade corriqueira (o que é inevitável), também tem seu aspecto da informação em tempo real, possibilitando um ciberativismo com a ferramenta. Quando se trata de eleições, é fundamental que o candidato obtenha o máximo de "seguidores" com seu perfil. Isso leva a observar, aqui, o quanto da população tem acesso à internet. Enquanto o IBGE não divulga os relatórios finais do Censo 2010, vale o registro do quanto o acesso à internet de banda larga cresceu nos últimos anos. A partir disso, o ideal seria estimular o uso mais produtivo dessas ferramentas pela população jovem, principalmente no que se relaciona à educação. Mas é claro que o buraco é mais embaixo nesse caso.

Então, entre ganhar seguidores no twitter ou obter um "like" no facebook, como ficam os blogs? Continuam, mas aumentando a convergência com outras mídias sociais. É necessário se aprofundar nesse ponto, principalmente se houver dinheiro envolvido. Caso não haja e o objetivo é passatempo/terapia, vale a curiosidade. Não deixa de surpreender quando se olha para trás e vê o quanto as coisas ficaram mais fáceis, mesmo não tendo ideia de tudo o que se deveria fazer. E isso apenas na internet. Quando se trata de tecnologia e aparelhos, é preciso ainda ler muito. Pelo menos aqui. Pode começar se acostumando ao fato de que muito garotos de dez anos ou até um pouco mais não reconhecem logo ou sequer sabem que existem CD's "oficiais" de bandas de música, com encarte, letras e tudo mais. Para eles, um CD é para ser gravado ou para instalar algum programa, se tanto. #otempopassa, e o melhor é "curtir" isso. De alguma forma.

Um comentário:

Repórter de Sandálias disse...

Uau, agora q vim me tocar que também estás estudando novas mídias!! Podemos trocar altas figurinhas. Gostei do post, realmente, a nova febre são os microblogs, mas isso não quer dizer que os blogs serão substituídos ou esquecidos. No ciberespaço, cada novo gênero que surge converge em si os demais já existentes, eles dialogam entre si nesse grande hipertexto que é o digital :)

Seguidores